Saiba mais

Cera no ouvido

Acera é o produto de secreção das glândulas que se localizam na parte mais externa do canal do ouvido (conduto auditivo externo). Sua função é a de proteger a pele desse conduto, mantendo-a hidratada e impermeabilizada, e também funciona como um veículo para facilitar a saída de restos de pele e de outros detritos que porventura possam entrar no conduto auditivo. A coloração da cera varia do amarelo até o marrom-escuro. A consistência também difere de criança para criança.

A cera não é um problema, mas o seu excesso, sim.

É importante frisar que o ouvido é "auto-limpante", por isso não é preciso utilizar objetos com o intuito de "ajudar" a natureza. Lembre-se do velho dito popular: "Só se coça o ouvido com o cotovelo".

O uso de hastes de plástico com algodão nas extremidades pode "empurrar" a cera para o interior do canal auditivo ao invés de retirá-la. Em caso de necessidade, seu médico otorrino estará apto para fazer a limpeza do conduto auditivo da criança usando irrigação ou uma delicada cureta ou pinça. Em geral, esse processo é indolor e rápido.

As mães podem utilizar a ponta da toalha para limpar externamente a orelha da criança.

Cuidando dos Ouvidos Nariz e Garganta das Crianças
Tânia Sih e Ricardo Godinho
Ed. OIRÂ/São Paulo - 2009