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Disfonia Ocupacional - A doença da Voz decorrente do Trabalho

Disfonia ocupacional é um transtorno da voz decorrente da ocupação profissional, provocado ou agravado pelo uso desta no ambiente de trabalho ou por exposição a agentes nocivos como produtos químicos, resíduos industriais, dentre outros poluentes. Os sintomas mais comuns são cansaço para falar ao final do dia, rouquidão ao acordar, quebras ou falhas no som da voz, rouquidão, pigarro em excesso, voz fraca, dor ou desconforto laríngeo ao falar.

Muitas são as classes atingidas por problemas vocais decorrentes do trabalho. Lembramos sempre dos professores, advogados, telefonistas, vendedores, operadores de telemarketing, mas com certeza devemos incluir todo e qualquer indivíduo que faça uso da sua comunicação vocal como instrumento de trabalho.

No Brasil a maioria dos problemas vocais ocasionados pelo uso ocupacional não recebe a devida valorização por parte dos empregadores e da legislação trabalhista. Poucas são as empresas e instituições que investem em medidas a fim de garantir a saúde vocal dos trabalhadores. Entretanto, todos os profissionais que necessitam preservar a integridade da sua comunicação devem avaliar e acompanhar periodicamente sua saúde vocal com um médico otorrinolaringologista. O fonoaudiólogo, especialista em voz, poderá não somente contribuir em situações onde já tenhamos uma alteração vocal instalada, como também prevenir futuras complicações vocais decorrentes da ocupação profissional.

O acompanhamento da saúde do trabalhador deve ser programado e fazer parte de um projeto que reduza e/ou controle todos os fatores de risco, caso contrário poderá não trazer os resultados esperados. Sabe-se que o trabalhador deve ser avaliado no momento da sua contratação, anualmente e no momento do seu desligamento da fonte empregadora. O objetivo é documentar e acompanhar a condição prévia e atual de saúde do indivíduo, além de podermos conter ou prevenir o surgimento de um problema maior de saúde.

Pode-se ainda aprimorar a voz e a comunicação dos trabalhadores para que estes obtenham maior resultado em suas ações. Vendedores com maior capacidade de argumentação e com uma abordagem vocal mais adequada junto ao cliente, poderão obter resultados melhores nos indicadores de venda da empresa. Em outra situação se imaginarmos um professor universitário, este poderá aprimorar sua comunicação e assim sua interação com os alunos, melhorando o aprendizado e o interesse pelo conteúdo. Saiba que a comunicação é uma habilidade possível de ser aprendida e melhorada.

Se você é profissional da voz faça a auto-avaliação abaixo e saiba se precisa evoluir no seu processo de comunicação verbal.

Agora se você é empregador de profissionais que dependem da voz e da fala, consulte-nos para conhecer nossas propostas de assessoria e consultoria em comunicação. A forma como seu colaborador atende seus clientes internos e externos reflete a imagem da sua empresa.

Se você usa sua voz como ferramenta de trabalho, faça o teste:

Aponte quantas afirmações abaixo você responderia positivamente.

Se você respondeu sim para alguma destas afirmações, não deixe de consultar um especialista que lhe ajudará a avaliar sua insatisfação.

Texto: Ivon Gretel - Fonoaudióloga