Saiba mais

Fonoaudiologia e Saúde Vocal

Fonoaudiologia, palavra difícil ainda, para muitos um tanto desconhecida, para outros a possibilidade de uma comunicação mais eficaz. Esta ciência atua em pesquisa, prevenção, avaliação e tratamento dos distúrbios da comunicação humana. Sabemos que uma perfeita comunicação necessita de boa audição, boa voz, fala fluente e bom raciocínio.

A voz e a fala são produzidas por grupos musculares que necessitam de repouso, alongamento e fortalecimento. Rotineiramente passamos a valorizar a voz apenas quando experimentamos um distúrbio vocal. Com a experiência de não podermos falar, damos maior atenção a este recurso tão maravilhoso. O que seria dos cantores, professores, empresários, pastores, locutores, apresentadores, radialistas, vendedores, telefonistas e até mesmo dos políticos se não possuíssem boa capacidade de comunicação?

A vida moderna exige que todos sejam bons comunicadores independente da área de atuação profissional. É através da fala e da voz que somos caracterizados e descritos. Ao falarmos em tom natural e velocidade ideal demonstramos controle e domínio sobre o assunto, por outro lado se falarmos forte e rápido demais podemos demonstrar descontrole emocional.

Caso você desconfie que tenha algum problema de voz, fique atento:

Agora se você não sofre de nenhum desconforto citado acima, porém gostaria de falar melhor, saiba que todos podemos aprimorar nossas habilidades de comunicação. Assim afastaremos o receio de expor nossas idéias, conquistaremos nosso espaço nas relações interpessoais e seremos pessoas mais realizadas socialmente e profissionalmente. Portanto, cuide bem de sua comunicação, converse com um fonoaudiólogo!

Hábitos prejudiciais à voz

Dicas para ter uma boa voz

Adaptações de textos da Fundação de Otorrinolaringologia