Saiba mais

Gripe, resfriado e viroses

Os vírus são micro-organismo que se modificam com muita freqüência; assim como a moda, que a cada ano está diferente!

Muitos vírus causam doenças das vias respiratórias.

Essas doenças são as conhecidas viroses.

As crianças têm mais doenças causadas por vírus porque o sistema imunológico (sistema de defesa) delas ainda não amadureceu.

Quando as crianças são menores, as viroses podem atingir as vias aéreas e as vias digestivas, causando manifestações no nariz (secreção, obstrução), na garganta (d0r, pigarro), na traquéia, nos pulmões (tosse e secreção) e intestino (diarréia e vômitos).

Os resfriados e as gripes são as viroses mais "famosas" que atacam as vias aéreas e são causados por inúmeros vírus. O principal vírus causador da "gripe" é o Influenza. A vacina contra a gripe protege cerca de 70% das crianças que foram vacinadas. A vacinação deve ser repetida anualmente, já que este vírus fica diferente a cada ano.

As principais alterações causadas pelos vírus são: nariz entupido e/ou escorrendo, olhos avermelhados, febre, dor no corpo e tosse.

A gripe é sempre mais intensa que os resfriados: a febre é mais alta e o corpo dói mais! A chance de complicações, como a pneumonia, as otites e as sinusites, é maior.

Uma criança pode ter cerca de seis viroses por ano (resfriados). E, se já estiver numa escolinha, tem maior chance de contrair vírus.

O tratamento das viroses é feito com hidratação, analgésicos e antitérmicos adequados, além de certo repouso.

O acompanhamento médico pode evitar as complicações das viroses: sinusites, otites ou pneumonias.

Cuidando dos Ouvidos Nariz e Garganta das Crianças
Tânia Sih e Ricardo Godinho
Ed. OIRÂ/São Paulo - 2009