Saiba mais

Por que os idosos caem?

Sabemos que as quedas ocupam o primeiro lugar nas causas de acidentes com pessoas idosas, mesmo as saudáveis. Isso quer dizer que não precisa haver doença, mas apenas o envelhecimento normal do nosso sistema de equilíbrio justifica a tendência para cair.

Com o passar dos anos, nosso organismo vai perdendo naturalmente a capacidade de responder a alguns estímulos essenciais para nosso equilíbrio como, por exemplo, virar rapidamente a cabeça quando ouvimos algum ruído atrás de nós. A essa capacidade, chamamos de reflexo, ou seja: um estímulo (a audição) que desencadeia uma resposta (girar a cabeça). Para que o reflexo aconteça, precisamos boa qualidade na captação e resposta ao mesmo tempo.

Para o equilíbrio, dependemos essencialmente de nossa visão, do labirinto e da estabilidade de nosso sistema locomotor (articulações e músculos), além da integração perfeita entre todos eles, que é realizada pelo sistema nervoso. Com a idade, aparecem os problemas de visão (catarata, necessidade de óculos, doenças na retina), articulações (artrose, osteoporose, reumatismo), labirinto (surdez e doenças do equilíbrio), e do nosso sistema nervoso (perdemos a capacidade de conduzir as informações com rapidez e qualidade). O que fazer?

Veja algumas sugestões do que podemos fazer para driblar essas limitações normais da idade.

Em sua casa:

Os cuidados com você:

Adaptações de textos da Fundação de Otorrinolaringologia