Saiba mais

Reeducação Alimentar × Dieta

Diariamente somos bombardeados pela mídia publicitária alardeando as mais diversas formas de dietas milagrosas que nos transformam em padrões pré-adquiridos de beleza. Modelos estéticos distorcidos da realidade, uma vez que elegem um biótipo único como referencial a ser seguido. Ora, se para sermos belos precisamos de determinada altura e peso, então não seria através da ciência conhecida que alcançaríamos tal padrão, pois nascemos com nosso próprio biótipo e, nos limites deste, é que vamos procurar o ponto ideal entre altura x peso x saúde.

Um fator relevante que precisamos levar em consideração é um vício de linguagem que nos é imposto no dia-a-dia pelos meios de comunicação, um erro de origem na concepção do termo Dieta. Vamos exemplificar o que significa dieta observando o que ocorre com um desportista, que necessita perder certa quantidade de peso em determinado tempo para poder enquadrar-se em uma categoria de sua modalidade de esporte. Tão logo termine a competição ou o processo seletivo, tal desportista pode voltar a adquirir massa corporal. Isto é o exemplo típico de dieta, porém para evitarmos o “efeito sanfona”, engorda-emagrece, o que pode resultar em sérios problemas à saúde e à estética, como as temíveis estrias, necessitamos muito mais do que uma pontual dieta, necessitamos mudar nossos hábitos alimentares, buscar aprender o prazer em realizar uma refeição saudável e equilibrada, na quantidade certa que nosso organismo precisa, com equivalência à nossas características individuais e à nossa rotina que está diretamente associada à queima de calorias diárias. Isto chama-se REEDUCAÇÃO ALIMENTAR.

A reeducação alimentar nos propicia alcançarmos o objetivo proposto no que concerne ao ideal para nosso biótipo, nos possibilitando além de um padrão estético, uma vida com mais saúde e energia. Com uma alimentação equilibrada, nosso organismo responde aos estímulos externos e às exigências do nosso cotidiano com muito mais competência, nos dando a energia física e mental necessária para nossas atividades profissionais e de lazer.

Através de hábitos alimentares saudáveis e continuados, fortalecemos nosso corpo e nossa imunidade contra diversas patologias, somando os benefícios almejados na área estética com um perfeito equilíbrio entre saúde e produtividade pessoal e profissional.

Para externarmos o real significado e importância do termo REEDUCAÇÃO ALIMENTAR, buscamos inspiração no notório filósofo HIPÓCRATES quando muito sabiamente proferiu a máxima: “Que teu alimento seja o teu remédio e que teu remédio seja o teu alimento.

Priscilla Rosa Cruz Reginato Huster
Nutriciocinsta – CRN2 2622