Rinite Alérgica

O nariz é um dos componentes das vias respiratórias, sendo o primeiro local por onde o ar passa até alcançar os pulmões. Dentre outras atribuições, é responsável pela limpeza, umidificação e aquecimento do ar inspirado. Para exercer esta função corretamente, o nariz possui um complexo mecanismo de defesa, o qual, ao entrar em contato com alguma substância tóxica, desencadeia uma resposta que impedirá esta substância de alcançar os pulmões.

Através do surgimento da obstrução nasal, teremos o bloqueio da passagem deste agente agressor. Além disso, os espirros e a coriza permitirão a remoção desta substância. Isto é normal, e todas as pessoas, ao entrarem em contato com algumas substâncias tóxicas, apresentam estes sintomas, mesmo não possuindo rinite.

Quando uma pessoa fica gripada, apresenta obstrução nasal, espirros e coriza, pois seu organismo está tentando protegê-la, impedindo que os vírus alcancem seus pulmões através do ar.

Alergia, na realidade, não significa falta de defesa do organismo, mas, muito pelo contrário, é uma defesa exagerada contra agentes que não são potencialmente agressivos ao ser humano. Ou seja, uma pessoa alérgica é aquela que é hiperreativa a determinada substância que, para uma pessoa normal, não despertaria nenhuma resposta.

O sistema imunológico das pessoas alérgicas, por características genéticas, interpreta que determinada substância é tóxica, e que ele precisa proteger o organismo de sua entrada. É por isso que algumas pessoas convivem normalmente com fatores que causam a alergia, como a poeira de casa, sem ter sintomas, ao passo que outras pessoas, ao entrarem em contato com esta mesma poeira, podem ter rinite e asma.

O paciente alérgico não nasce hiperreativo (com alergia), mas sim com a capacidade de sensibilizar-se a determinado fator. Tornar-se sensível significa passar a ter uma resposta de defesa a uma substância que antes era tolerada. Isto significa que podemos conviver com determinada substância por muitos anos, e vir a desenvolver sintomas apenas tardiamente.

Pesquisas mostram que a alergia é uma característica herdada dos pais. Quando um homem e uma mulher alérgicos têm um filho, a chance desta criança ser alérgica é de cerca de 50%. Por outro lado, mesmo que nenhum dos pais apresente alergia, a criança, ainda assim, pode vir a ter.

O tratamento dos pacientes portadores de rinite alérgica é composto por três pontos fundamentais: higiene ambiental, tratamento medicamentoso e vacinas antialérgicas.

Higiene Ambiental

A forma mais simples de tratar alergia é evitar o contato com a substância que desencadeia os sintomas.

A casa e, principalmente, o quarto onde o doente dorme devem ser limpos com bastante freqüência. Infelizmente, a vassoura e o espanador de pó apenas espalham o pó pelo ambiente. Os aspiradores são capazes de reter alguma sujeira, porém, normalmente, seu filtro não é desenvolvido para limpar o ar por completo e, portanto, em muitas vezes, o que ele faz é uma pulverização de poeira no ambiente. Aspiradores com filtros especiais e de alta eficiência existem, mas têm um custo muito elevado. No caso de não existir carpete ou tapetes no chão, o uso de pano úmido na limpeza é uma forma bastante eficaz para remover a poeira.

Um ponto importante a ser considerado é a existência de uma boa ventilação na casa e no quarto e, se possível, manter os ambientes ensolarados, evitando o surgimento de bolor (fungos). Além disto, o ideal é que não existam carpetes, tapetes, cortinas, bichos de pelúcia ou outros móveis ou utensílios que possam acumular poeira. Ainda, deve-se evitar o uso e contato com travesseiros e almofadas de penas ou outros materiais que possam causar alergia. A utilização de capas protegendo os colchões e travesseiros, assim como substâncias para eliminar os ácaros do ambiente apresentam eficácia quando aplicados corretamente. Estas medidas de higiene não acabam com ácaros e outros alérgenos, mas diminuem a sua quantidade.

Além destas medidas de higiene ambiental, nas quais o objetivo é reduzir a quantidade de alérgenos, é muito importante que os doentes fiquem afastados de outras substâncias capazes de irritar o nariz. Cheiros de perfumes, produtos de limpeza, produtos para deixar os ambientes com cheiro agradável, fumaça de cigarro, tintas, inseticidas e poluição, são alguns exemplos de substâncias capazes de irritar o nariz e desencadear sintomas. Outros fatores inespecíficos, como as mudanças bruscas de temperatura, frio e umidade do ar são também prejudiciais aos doentes.

Tratamento Medicamentoso

A critério médico, se as medidas de higiene ambiental não forem suficientes para controlar os sintomas do paciente, poderão ser receitados medicamentos.

Existem dois grandes grupos de drogas que podem ser usadas. Um tipo funciona preventivamente e o outro apenas alivia os sintomas.

Vacinas Antialérgicas

Quando o tratamento baseado na higiene ambiental e nos medicamentos falha, pode-se associar o uso de vacinas antialérgicas. Este tratamento é longo, mas quando feito corretamente, diminui a sensibilidade do doente àquela substância a qual ele era alérgico.